#DossiêEspecialMaio - Clube dos Excursionistas Belford Roxo completa 60 Anos em 01/05/2018 e realiza
- cintiapviana
- 1 de jun. de 2018
- 6 min de leitura
Jornal O Profissional Grande Rio/RJ e Saquarema, Araruama-Região dos Lagos/RJ
Grande Rio/RJ, 30/05/2018
O Clube dos Excursionistas de Belford Roxo teve uma grande e emocionante Festa dos 60 anos na sua sede em 01/05/2018, dia/mês do trabalho.
Festa animada, de 12:00 às 22hs, um lindo dia de sol, feijoada, piscina para as crianças e muita dança no clube ao som dos Djs do Fã Clube James Brown (com Fernando Chaves), Banda Bossa 4 & Apollo Brazilian Soul e Ronaldo Soares &Robertinho dos Teclados.
O Clube se mantém vivo, atuante e com o mesmo espírito antenado à realidade local com a agenda de shows e eventos em suas dependências. Passando recentemente por Reformas, neste 01/05, aniversário de 60 anos, a festa foi regada a emoção, homenagens, lembranças, e muita dança e alegria, junto com seus sócios, benfeitores e amigos, e junto à dupla de Diretoria da atual gestão Ronaldo e Amilson, que mantém o espírito de seus fundadores.
O Jornal O Profissional entrevistou o ex Prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, o chamado ex governador do Maranhão, político local, Luís dos Santos, e o ex Deputado Estadual Ernani Boldrim, que estavam prestigiando o evento.
Nelson Bornier, ex Prefeito de Nova Iguaçu, dá boas vindas ao Jornal O Profissional aqui na Baixada e ao evento, comemorando essa data importante que é o Dia dos Trabalhadores. “Nós estamos aqui para comemorar não só essa data, mas também os 60 anos dos Excursionistas, Clube que nós sempre frequentamos no município vizinho. Então, Belford Roxo já pertenceu a Nova Iguaçu. Somos frequentadores desse clube. Estamos vendo que é um Clube que se mantém de pé. As instalações bem conservadas. E quero parabenizar a diretoria pelo espaço que vem se mantendo aí conservado. Os associados presentes. Isso aqui hoje mostrado através desse almoço comemorativo dos 60 anos e aproveitar pra dizer que nós esperamos que 2018 seja um ano próspero. É o que a população espera, principalmente da classe política. Melhores dias, para a população, não só para o Rio de Janeiro, da Baixada, mas do Brasil como um todo. “, disse Bornier.
O chamado “ex governador do Maranhão”, político local do Maranhão e Piauí, Luís dos Santos diz “O meu local de fazer política é o Maranhão e Piauí. Mas aqui eu estou acompanhando meus dois amigos de longa data. Nelson Bornier, que foi cinco vezes deputado federal, e três vezes prefeito da cidade de Nova Iguaçu. Nós fizemos uma grande amizade lá em Brasília. Tem aqui também o ex deputado federal Boldrim, foi deputado estadual e hoje concorre a deputado estadual novamente. E o Nelson Bornier será também futuro deputado federal por Nova Iguaçu e pelo estado do Rio de Janeiro.”
Perguntado se tinha alguma relação/conhecia o clube, “ estive aqui no clube há 30 anos atrás. E hoje eu estou vendo que o clube está renovado. pujante , de parabéns!”, diz Luís Santos.
O ex deputado estadual Ernani Boldrim diz que “Independente de estar em um dia importante na vida de todos os trabalhadores brasileiros, a gente hoje está aqui participando de uma festa em homenagem aos trabalhadores do Clube Excursionistas. Já participei algumas vezes do clube. Mas eu não tenho conhecimento assim da vida social do clube. Mas hoje eu queria dar os parabéns a Belford Roxo por ter realmente um clube à altura dos excursionistas. Estamos aqui com a parceria Bornier e Boldrin 2018, para representar bem a nossa cidade, o nosso estado.”
Grande e emocionante Festa dos 60 anos na sede do Clube dos Excursionistas em 01/05/2018, dia/mês do Trabalho. Fotos: Cíntia Viana
Clube de 1958 é parte da história do Centro Excursionista Brasileiro, fundado em 1919, primeiro Clube de Montanhismo do Brasil
Há pouco mais de 90 anos uma caminhada entre Rio de Janeiro e Petrópolis deu origem ao Centro Excursionista Brasileiro, o primeiro Clube de Montanhismo do Brasil.
Fundado em 1º de Novembro de 1919, o Centro Excursionista Brasileiro inicia com uma importante caminhada precursora, parte importante da História do Montanhismo no Brasil. O primeiro Raid Rio Petrópolis via Represas da Mantiqueira, foi realizado entre os dias 03 e 04 de maio de 1919, por um grupo de jovens cujas idades oscilavam entre os 18 e os 23 anos, num percurso de mais de 60km, dos quais 50 foram percorridos no primeiro dia.
A aventura começou nas proximidades da Estação de Madureira às 3:55h, cujos animados participantes percorreram o que hoje são as avenidas Edgar Romeiro e Monsenhor Félix, para chegar na Av Automóvel, perto da Estação Irajá.Neste ponto a caminhada começou a seguir o percurso da Estrada de Ferro Rio D’Ouro, que fora construída para transportar os canos das adutoras que trazem água para o Rio de Janeiro, inicialmente desde o Tinguá e posteriormente desde a área de Xerém – Mantiqueira.A caminhada prosseguiu num ritmo excelente e às 5h50 os aventureiros passavam pela Pavuna, às 7:00hs por Belford Roxo, com algumas paradas para lanches e descanso. O grupo chegou às 16:15 às represas da Mantiqueira, havendo percorrido aqui pouco mais de 50km, num único dia
Nas represas eles ficaram hospedados na casa do Administrador de Florestas, responsável por aquela área. No dia seguinte a caminhada foi reiniciada às 6:30hs, guiada pelo próprio Administrador. O grupo seguiu em direção a Petrópolis, chegando às 8:40 hs na Rua Bingen e às 10:25 na estação da Estrada de Ferro, onde hoje se situa o antigo terminal de ônibus de ônibus de Petrópolis.Ficaram percorrendo a cidade até as 15:25 hs quando embarcaram rumo à “Gare da Leopoldina” no Rio de Janeiro.
Na viagem de volta, animados pelo sucesso da expansão e pelas belezas dos lugares percorridos, provavelmente por iniciativa de Alberto Fleischhauer, resolveram fundar um clube destinado a fomentar a prática do excursionismo e a repetição de aventuras como a que haviam acabado de realizar. Como se lê no último parágrafo do relatório oficial desta excursão , que se encontra em poder do CEB:”que doravante esse valente grupo de denodados companheiros não arrefeça, e outras excursões sejam empreendidas com a mesma resolução e coragem, para o engrandecimento do Centro Excursionista Brasileiro. Rio, 15/05/1919. O CEB nasceria oficialmente seis meses depois, mas já possuía nome,
As primeiras ascensões às nossas montanhas certamente ocorreram durante o período das explorações territoriais empreendidas pelos bandeirantes, cujo começo se deu no século 17. Entretanto, foi somente no século 19 que se iniciaram os primeiros registros de subidas em montanhas, e normalmente eram motivados por interesses variados, entre eles o pioneirismo, a pesquisa e o levantamento topográficos. O Centro Excursionista Brasileiro é o primeiro clube de montanhismo do Brasil.
Em 1º de Novembro de 1919 fundava-se na cidade do Rio de Janeiro o primeiro clube de montanhismo do nosso país: o Centro Excursionista Brasileiro, fruto da iniciativa de uns poucos pioneiros. Como montanha-símbolo do CEB, foi escolhido o Pico do Dedo de Deus, que desde então figura no centro do seu emblema. Logo nos primeiros anos de existência, o clube já realizava inúmeras excursões, difundindo a nova atividade e congregando um crescente número de adeptos.
Entre histórias gerais, gestões, trabalhos e festas chegamos ao Clube dos Excursionistas de Belford Roxo/RJ. O Clube se mantém vivo, atuante e com o mesmo espírito antenado à realidade local com a agenda de shows e eventos em suas dependências. e trocas e intercâmbios diversos no campo do esporte, lazer , política e cultura.
Exemplo disso também é o evento em março de 2013, entre outros, onde três atletas fazem boa participação em evento no Rio e elevam Belford Roxo no cenário esportivo, na realização da primeira etapa do Rei e Rainha do Mar, circuito Rio de Janeiro. O evento exigia que os atletas percorressem a nado o trajeto de 1 km, saindo de Ipanema e terminando no Arpoador. Os atletas de Belford Roxo Gustavo Valverde e Ruan Vitor mostraram pegada e conseguiram boas marcas em suas categorias confirmando a força da natação na cidade. Treinados pelo professor Silvio do Monte, Gustavo Valverde ficou em terceiro lugar na categoria 15 anos, e Ruan Vitor ficou na sétima colocação na categoria 16 anos. Os dois foram patrocinados pelo instituto Educacional Sol de Verão, e tiveram o apoio da Prefeitura Municipal de Belford Roxo e Secretaria de Esportes e Lazer. Os dois nadadores treinaram por 01 ano na piscina do Clube Excursionista de B.Roxo, para enfrentarem cerca de 300 atletas que, juntamente com eles, buscavam o lugar mais alto do pódio. O secretário de Esporte e Lazer de Belford Roxo na época, Rodolfo Carvalho, exaltou a participação dos atletas da cidade. "É gratificante ver o crescimento esportivo em Belford Roxo. O Gustavo e o Ruan estão de parabéns pela excelente participação”, disse na época.
O Clube também sempre abrigou e foi palco de eventos relacionados à política local, como mostram as fotos de 1983 publicadas pelo Jornalista Renato Muniz em abril de 2015, nos 25 anos da emancipação do município de Belford Roxo.
Imagens: Arquivo/Rede
O Músico aposentado e ex sócio do Clube Arnaldo Bento de Araújo traz uma contribuição valiosa ao nosso Dossiê com a foto de 1968, quando era baterista do conjunto "Os Emocionantes", tocando na antiga sede do Clube, na Av. Francisco Sá, 1333
Imagens: Cedidas/Arnaldo Bento de Araújo
############################
O Clube dos Excursionistas Belford Roxo-RJ se mantém vivo, atuante e com o mesmo espírito antenado à realidade local com a agenda de shows e eventos em suas dependências e trocas e intercâmbios diversos no campo do esporte, lazer , política e cultura.
Passando recentemente por Reformas, o Clube realmente fez uma grande festa neste 01/05, aniversário de 60 anos e dia/mês do trabalho. Uma festa regada a emoção, homenagens, lembranças, e muita dança e alegria, junto com seus sócios, benfeitores e amigos, junto à dupla de Diretoria Ronaldo e Amilson da atual gestão, que mantém o espírito de seus fundadores. Vida longa ao Clube dos Excursionistas Belford Roxo-RJ!!
############################
O Clube dos Excursionistas fica localizado na Estrada Plínio Casado, 3937, Centro -Belford Roxo/RJ.
Comments