#Séries de entrevistas sobre as obras de Revitalização em Belford Roxo/RJ# Presidente do Sindicato d
Belford Roxo/RJ,30/04
Cíntia Viana, do Jornal O Profissional Saquarema, Araruama-Região dos Lagos/RJ e Grande Rio/RJ
Nelson Soares Martins é Camelô na Praça Central de Belford Roxo e Presidente atual do chamado Sindicato dos Camelôs da cidade .
De acordo com Nelson, “Foi avisado. Porque o prefeito colocou uma placa que ia revitalizar o centro, essa coisa toda. Então não foi uma coisa pega de surpresa por ninguém. Até porque ele está fazendo obra dentro do município todo. Era uma coisa esperada sim. E no momento que ia fazer a obra foi avisado, que ele ia realocar a gente aqui na praça. E a gente ia continuar trabalhando, e para que ele concluísse a obra, para poder rearrumar todo mundo, adequar para trabalhar. Até porque aqui tem uma média de 38,36 anos que ninguém mexe em nada. E o prefeito agora está mexendo”
Sobre a praça, Nelson lembra que o espaço já foi uma antiga rodoviária. “Ainda era Nova Iguaçu, parte daquele município, antes da emancipação. Foi derrubada a rodoviária. Foi o Aluísio Gama que fez esse calçadão, para você ter uma ideia. De lá pra cá nunca mais foi feito mais nada. E o Waguinho, atual prefeito, então resolveu revitalizar isso tudo aqui. Foi tanto que ninguém foi pego de surpresa“, diz Nelson.
No Centro de Belford Roxo, quem passa pelas ruas, nota logo que os camelôs convivem bem em suas bancas definidas ao lado do comércio formal da cidade.
“Só eu trabalho aqui há 36 anos. Graças a Deus nunca tivemos problemas aqui. O pessoal cobra uma taxa das bancas. Nós conversamos com a prefeitura através da associação. Nós temos aqui quatro vigias, que trabalham à noite. Vigiando tudo quanto é banca. Temos o depósito próprio. Tudo aqui . Então existe a associação para que se faça esse intercâmbio com o poder público, para o pessoal trabalhar . Lógico que tem que trabalhar dentro de uma organização. Até porque quando o homem fizer o calçadão aqui vai ficar uma coisa mais bonita,bem feita”, enfatiza Nelson
O presidente do Sindicato dos Camelôs diz que provavelmente vão continuar no mesmo espaço. “Eu acredito que sim. Porque eles tem uma boa relação com a gente. Falamos com o Secretário de Ordem Pública, Eduardo. Mas também falo com o Waguinho, prefeito. Falo com o vice. A gente conversa. Eles dialogam. E ele prometeu que camelô não ia ficar sem trabalhar na gestão dele. Muito bom isso. Mas a única coisa que ele quer que fique dentro de uma organização isso. Todo mundo arrumadinho, trabalhando. Eu, por exemplo, não posso ficar mal satisfeito com isso aí. Porque depois de 30 e poucos anos eu estou vendo alguém se mexer. Ainda que tem pessoas que falam ao contrário, mas poxa, ele tá se mexendo, ele tá fazendo.Então depois desses anos que a gente tá aqui. Muita coisa aqui, trinta e poucos anos, que ninguém aguentava mais, já era hora de acabar com isso e mudar a cara do centro. Tem todo o projeto, o calçadão feito, da praça disso tudo. Do lado de lá, dentro do projeto tem até academia, área de lazer. Ficou bonito né. Vamos ver. Ainda tá sendo feito.Tem o projeto de tudo. Se ele conseguir efetuar tudo. Tá bom “, finaliza Nelson.
Há aproximadamente 40 bairros sendo atendidos por obras em geral e de revitalização no município.
Fotos: Cíntia Viana