Dia Internacional da Mulher é celebrado com série de eventos na Praça Antônio Raposo em Araruama!
A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Política Social, Trabalho, Habitação, Terceira Idade e Desenvolvimento Humano, em conjunto com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, ofereceu eventos gratuitos, no dia 08 de março em comemoração ao dia Internacional da Mulher, na Praça Antônio Raposo.
Nem a chuva impediu a celebração. Foi um dia de lazer, música, beleza, atividades culturais, atendimento social à população e palestras. O evento contou ainda com a parceria das empresas privadas: OAF, Embelleze e Destake. A Embelleze prestou serviços de beleza, como corte de cabelo, estética e maquiagem. A Destake aferiu pressão e ofereceu o serviço de massoterapia. Já a OAF colocou um stand de divulgação e sorteou alguns brindes.
Durante todo o dia, o Detran emitiu carteiras de identidades. E o cartório de Registro Civil emitiu certidão de nascimento, óbito e casamento. Também houve atendimento ao consumidor junto ao Procon. Inscrição no Bolsa Família. Impressão do cartão SUS na hora. E a OAB fez atendimento jurídico.
Sob a coordenação da Secretaria de Saúde foram oferecidos testes rápidos para HIV, Hepatite e Sífilis. Vacinação contra hepatite e febre amarela e a Unidade Móvel 2 do Projeto Sorriso Saudável esteve na Praça, excepcionalmente.
No palco, após o cerimonial de abertura, o grupo Trakinas deu início às apresentações, sob o comando da mestra Trakinas, de mesmo nome do grupo, destacou que o esporte não distingue gênero e valorizou a participação da mulher. “ A mulher pode sim evoluir no esporte, infelizmente temos algumas desvantagens quanto aos homens, mas espero que tenhamos mais oportunidade no futuro. A capoeira também é para a mulher”
O cantor Alan Quintanilha levantou o público interpretando alguns sucessos da música popular brasileira, e logo em seguida, a Banda Raízes Afro interpretou grandes sucessos da música baiana, colocando o público para dançar.
Os alunos do projeto Batuque Quilombola, da escola municipal Pastor Alcebíades Ferreira de Mendonça, em Sobara, bairro de São Vicente de Paulo, no terceiro distrito do município de Araruama, apresentaram algumas canções de origem brasileira, além do ritmo tradicional brasileiro, o samba. A diretora Andrea Alves de Siqueira agradeceu o apoio da prefeita Livia de Chiquinho.
“Quero parabenizar a prefeita Lívia de Chiquinho por ela entender a importância dessa escola na vida das crianças da nossa comunidade. Ela entende o nosso trabalho, hoje estamos livres e podendo mostrar nosso trabalho para vocês. ” Ao meio dia o Coral da Terceira Idade, sob a batuta do maestro Rafael Andrade, interpretou três canções, dentre elas “Como é Grande o meu Amor por você” do rei Roberto Carlos. Em seguida, o mestre Magno Lucas comandou a Orquestra de Flautas.
À tarde, aconteceram as apresentações de dança cigana e lambaeróbica com Larissa e Thiago e o projeto Bate Lata da escola municipal Margarida Trindade de Deus, finalizou as apresentações culturais, com o maestro Leonardo Ferreira. Durante todo o dia houve exposição de artesanatos. A Secretaria de Ambiente e Agricultura expôs produtos da terra, artigos de apicultura e ainda distribuiu mudas e orientações de plantio.
O evento contou com o suporte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Secretaria de Administração e Secretaria de Obras. A Secretaria de Fazenda esteve presente com um stand de IPTU e MEI.
Enquanto aconteciam as ações sociais e as apresentações culturais na praça, três palestras eram apresentadas na escola municipal Politécnica Antônio Luiz Pedrosa, sala 10.
Pela manhã, a psicóloga e sexóloga Drª Yeda Portela falou sobre Sexualidade e Comportamento, em uma palestra envolvente e interativa, ela conversou sobre as novas práticas de relacionamento e afirmou que o principal é o diálogo entre homem e mulher.
Na parte da tarde, a Drª Ana Cláudia Bruin, enfermeira do Ministério Público, discorreu sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs, como prevenir, como identificar e perceber os sintomas, ressaltando a importância de quebrar as relações machistas e a vergonha de falar sobre sexo, principalmente na adolescência.
Em seguida, a palestrante e coach de mulheres e alta performance, Luciana Maia, finalizou o evento com a palestra “Deixa uma marca no mundo. Seja e faça a diferença. ” Com o objetivo de resgatar a autoestima e confiança nas mulheres, com foco e determinação.
Imagem: PMA
![](https://static.wixstatic.com/media/e3623d_1c32af0ecf004f89933a0d24599467e5~mv2.jpg/v1/fill/w_960,h_640,al_c,q_85,enc_auto/e3623d_1c32af0ecf004f89933a0d24599467e5~mv2.jpg)