Financiamento Estudantil. Atenção aos prazos para novos contratos!
O Fies – Fundo de Financiamento Estudantil foi criado para que estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior possam solicitar crédito financeiro para quitar as mensalidades de seus respectivos cursos de graduação.
O Ministério da Educação – MEC anunciou mudanças no formato do FIES, que passam a vigorar para os contratados firmados em 2018. Agora estudantes com uma renda familiar de até três salários mínimos poderão contratar o FIES 2018 com taxa zero de juros.
Para 2018 o MEC já confirmou a oferta de 310 mil novos contratos de financiamento estudantil nos processos seletivos do Fies 2018. As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre podem ser realizadas no endereço eletrônico http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br.
Fies 2018 terá três modalidades de contratos e desconto em folha de pagamento
A principal mudança anunciada pelo MEC para o FIES 2018 é que agora o Programa passa a oferecer três modalidades ( Fies 1, Fies 2 e Fies 3) de contratos que serão definidas pela renda familiar e região do país onde o estudante reside.
Conheça um pouco sobre cada uma das modalidades dos contratos do Fies 2018:
Fies 1. Esta modalidade de contrato estará disponível para estudantes que possuam uma renda familiar de no máximo de três salários mínimos. Não existe o período de carência de 18 meses e após conclusão do curso o estudante deve começar a pagar o financiamento. A grande vantagem do Fies 1 é que a taxa de juros é igual a zero.
Fies 2. Estará disponível apenas para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste para estudantes que possuam renda familiar per capta de 3 a 5 salários mínimos. A taxa de juros anual para esta modalidade de contrato será de 2,5% a 3%.
Fies 3. Destinado a estudantes de todo país e que possuam renda familiar de até 5 salários mínimos. Terá recursos originados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDS. As taxas de juros para o Fies 3 ainda serão definidas pelo MEC.
Os estudantes que contratarem o Fies 2018 terão a opção do desconto em folha para quitar o valor das mensalidades do financiamento estudantil. o limite máximo será de 20% da renda do estudante.
Como forma de reduzir a inadimplência será criado também o Programa Especial de Regularização do Fies. Os estudantes terão a oportunidade de renegociar suas dívidas realizando o pagamento em até 180 parcelas.
Passo a passo de como se inscrever para o Fies 2018
1º Passo. Cadastro no SisFies – O cadastro no Sistema Informatizado do Fies é o primeiro passo que o estudante universitário interessado em contratar um financiamento estudantil deve realizar. Este cadastro é feito através da internet no endereço eletrônico do Fies,onde o estudante deve informar o seu número de CPF, data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastro de uma senha pessoal.
2º Passo. Inscrição – A inscrição para o Fies 2018 é feita quando o estudante acessa novamente o SisFies agora utilizando a senha que cadastrou e realiza a validação das informações que estiverem nos quadros de acesso. Depois deve informar seus dados pessoais e a renda financeira da sua família.Será necessário que o candidato forneça informações sobre seu o curso de graduação superior, a instituição de ensino e o qual o tempo de duração do curso é claro que a instituição de ensino deve fazer parte das instituições que participam do Fies 2018. Durante a inscrição é possível que o estudante faça uma simulação do financiamento estudantil que pretende contratar.
3º Passo. Validação dos dados – A validação dos dados e informações prestadas pelos estudantes que desejam um financiamento do Fies 2018 é realizada pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento CPSA. Este órgão fica localizado na própria instituição de ensino superior do estudante e a validação dos dados deve ser realizada num prazo de 10 dias que são contados a partir do primeiro dia após a inscrição no Fies 2018 ser realizada.