Saquarema e a mobilidade urbana. Além de lojas, eventos relacionados e uso intenso da bicicleta pela
Saquarema tem como um de seus principais meios de transporte e deslocamento entre os bairros da população trabalhadora da cidade a bicicleta. Bacaxá, distrito e centro comercial da cidade, conta com um relativo mobiliário urbano para o estacionamento de bicicletas e é bastante organizado.
O padrão usual da urbanização brasileira e o consequente espraiamento urbano geram dificuldades para a circulação urbana aumentando o tempo e o custo das viagens, além de reduzir as oportunidades de deslocamento para pedestres. Esta problemática, frequente nas grandes cidades brasileiras, também já é encontrada nas pequenas, que representam mais de 95% dos municípios. Diante da Lei nº 12.587/2012, que aponta diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, a elaboração de planos de mobilidade urbana passa a ser obrigatória para municípios com mais de 20.000 habitantes. A separação dos núcleos gera dificuldades para a circulação urbana, aumentando o tempo dos deslocamentos e o custo das viagens, pressionando fortemente o investimento público para a expansão da malha rodoviária, em detrimento a outras ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para uma apropriação mais democrática e cidadã dos espaços públicos urbanos.
A visão de que a cidade pode se expandir continuamente ainda prevalece, e dessa forma
constitui- se um círculo vicioso, pois os transportes criam distâncias e obstáculos que só o transporte pode superar, desconsiderando os custos de infraestrutura necessários e os danos causados ao meio ambiente
A cidade de Saquarema conta com uma relativa consciência sobre a questão. O uso da bicicleta é intenso, assim como a existência de lojas especializadas e eventos relacionados. Grande número de bicicletas que circulam pela cidade, principalmente na ligação entre os bairros e deslocamento diário de grande parte dos trabalhadores. Recentemente, em 22/10, foi realizada a primeira edição do Pedal MTB Saqua. A cidade de Saquarema recebeu evento que reuniu centenas de ciclistas profissionais e amadores, além de amantes das bikes. Mais de 400 participantes partiram da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, no Centro, e percorreram ruas, estradas e trilhas da cidade, com direito a belas paisagens com mar, lagoa, vegetações, subidas e descidas. Foram 55 quilômetros de estradão com 600 metros de altimetria, grau de dificuldade técnica baixa, porém um pedal de nível intermediário. O Pedal MTB Saqua foi organizado pelo grupo Pedal Saqua e recebeu o apoio da Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo. Durante o percurso, os participantes puderam contar com pontos de hidratação, carros de apoio e segurança.
Seria importante que eventos como esse também procurassem relacionar e refletir a respeito da mobilidade urbana em cidades pequenas, apresentando o transporte não motorizado como meio de deslocamento sustentável e viável para a cidade, relacionado à estratégias de conexão com os outros modais e/ou convivência e políticas específicas para sua boa utilização e conforto do usuário.
Bacaxá, distrito e centro comercial de Saquarema, conta com um relativo mobiliário urbano para o estacionamento de bicicletas e é bastante organizado! Confira as imagens!
Fotos: Cíntia Viana. Bacaxá 07/11/2017
![](https://static.wixstatic.com/media/e3623d_d013fbb818d44c2cacccc90d0a3d1c8a~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/e3623d_d013fbb818d44c2cacccc90d0a3d1c8a~mv2.jpg)