Tradicional e Inovadora Dedetizadora Saquarema abre Filial em Búzios e investe fortemente em Qualifi
O casal Eduardo da Rocha Schuller e Luciana Fernandes Martins atua na Dedetizadora Saquarema há 12 anos e está abrindo uma filial e novo escritório em Búzios, a Dedetizadora Koloman, em funcionamento desde o último 04/09, na Av José Bento Ribeiro Dantas 2270, Manguinhos. Búzios. Oferece serviços de desinsetização, descupinização, desratização. formigas, pulgas, carrapatos, baratas, moscas, mosquitos da dengue, morcegos.
Entrevistamos Victor dos Santos Pinheiro, funcionário da empresa há dois anos e seis meses, sobre o programa de qualificação profissional oferecido aos funcionários.
Victor , que coordena uma equipe de trabalho na dedetizadora com Eduardo Schuller, diz que a qualificação profissional é importante e agrega à função. “ É o primeiro curso que eu faço, de especialização em rato. Acabei de concluir um de cupim. Completo. Dizendo formas de trabalho, como o cupim age, tudo isso aí. Já trabalhei em fábrica de papel, aqui mesmo na cidade de Saquarema e fui encarregado de produção, operador de máquina, tive uma equipe, como eu tenho agora, e assim, nosso trabalho é isso”, diz Victor entusiasmado.
E não para por aí! Sobre a relação com a prática, Victor é pontual e faz questão de esclarecer que “ eu entrei na empresa sem saber nada. Porque é muito importante uma empresa também contratar pessoa que não tem experiência na área. É minha opinião. Porque você vai aprendendo dentro da empresa, aprendendo na prática, como se lida com inseticida. Qual o inseticida certo pra cada inseto, tudo certinho, e a gente vai agregando, vai fazendo curso, certinho. Temos dois funcionários novos que entraram agora, já estão aprendendo também. “
Interessante para ele é a possibilidade de fazer essa ponte, essa união, e ao mesmo tempo colocar em prática, embora a demanda seja maior, de acordo com Eduardo Schuller, no verão. Para Victor “a gente aproveita essa época do inverno, que não tem muita demanda na cidade, para poder se especializar em rato, barata, que são as demandas que a gente tem mais aqui no município. Porque é uma região de natureza abundante, como você pode ver, e a gente vai aprendendo. Cada curso a gente aprende um pouco, se especializa.”
Em relação à periculosidade e toxicidade dos produtos, ele ressalta que “todo produto que a gente usa é tóxico. Você tem que exterminar o inseto, ele é tóxico. E a gente tem a precaução de usar luva, usar bota, usar calça, para não ter contato com a pele, usa blusão de manga comprida e ainda sobretudo também, e óculos, capacete, porque a gente entra em acesso muito restrito, muito pequeno, vamos dizer assim, como telhado, para não bater a cabeça e o tratamento vem no rótulo do veneno, vem tudo explicadinho, tudo certinho e a gente tem a preocupação de explicar para o cliente. E isso é importante, isso é um lado, já tem essa explicação, se pode dormir no local ou não. Todo o resíduo que fica o chão, a gente seca, é um trabalho muito perfeito. Muito bom de se fazer nessa área. Essa qualificação agora só está agregando, no cotidiano, e no caso, quando a demanda aumentar, já vamos estar preparados”, nos conta Victor.
Com dois meses desse atual curso de qualificação, e sendo a primeira vez que trabalha nessa área, dentro da Dedetizadora Saquarema, Victor observa a importância do investimento da empresa em qualificação do funcionário e a imediata relação com a prática profissional, o que considera uma importância fundamental e grande oportunidade profissional
Para ele, “aí já tem essas duas coisas, já agrega essa experiência, e já agrega o curso em termos de currículo e de prática profissional, isso é bacana. O mercado demanda e você vai se qualificando. E também a empresa fica muito credenciada, de investir no funcionário. Isso é muito importante. Porque tem empresa que põe você para trabalhar e não está nem aí para o seu aprendizado. Não está nem aí para o seu crescimento. Que isso gera relação para a empresa, mas também agrega para o funcionário, para o trabalhador. Até para além dessa relação. Porque se a gente quiser sair daqui, já tem um currículo com a experiência de trabalhar numa dedetizadora “, esclarece Victor, confiante.
E continua “ essa área é muito importante. Porque a gente lida muito com cliente no dia a dia. Essa parte é muito importante. Saber conversar, saber falar. Não falar palavrão. Não falar gírias. “ Victor conta que não fez curso
de Relacionamento Pessoal, mas “a gente aprende no dia a dia. Na educação que vem de casa, mesmo. Essa é a prática que a gente tem. Agora sim, é muito bom. É uma empresa muito boa de se trabalhar. É um serviço legal. A gente poder ajudar o cliente. Poder eliminar o problema que ele tem. Isso é um trabalho muito satisfatório para mim.” . De acordo com Luciana Martins, todos os operadores quando são admitidos passam por uma orientação do técnico responsável. A bióloga e recebe seu kit de material de segurança incluindo máscara, luva, botas e uniforme. Durante o ano fazem especialização pois a empresa é associada a ABCVP – Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas, se capacitando. Sucesso no trabalho e na nova filial em Búzios para a Dedetizadora Saquarema!