Saquarema é Cidade Sede do Motociclismo e do Rock durante 16º Saquá Moto Rock . Público amplo e dive
Nos dias 23 a 25 de junho foi realizado no cartão postal de Saquarema, entre o mar e a Lagoa, na Praça Igreja Matriz, o evento, que é um dos melhores encontros de motociclistas do Brasil. Durante todos os dias várias bandas de rock e blues estiveram se apresentando e esperando a presença de motociclistas de todo o país, contando com uma infraestrutura com camping coberto, expositores, praça de alimentação, além de troféus para os Moto Clubes, com entrada franca. As bandas confirmadas no evento foram: Made in Rock, Dr Law, Os Caravelhos, Fugga, Epidemia, Dona Katia, Edu Gomes, West Gang, Filhos do Pecado; IORIUS.
De acordo com Adriano Augusto Cavalcanti Rebelo, ex vereador, médico , e ex presidente do Moto Clube Pecadores, e da organização do 16º Motorock, “o evento possui 16 anos de existência, e o nosso Moto Clube, o Pecadores Moto Clube, também tem 16 anos de existência. Hoje, nosso Moto Clube é um Moto Clube Nacional. Começamos em Saquarema, hoje temos subsedes em Niterói, em Araruama, e em São Paulo, São José dos Campos.” Adriano Rebelo é diretor nacional, responsável pelas subsedes do Moto Clube em todo o país.
Sobre o início do evento, afirma, lembrando seu caráter democrático e diversificado, que “começou com a ideia da gente trazer para Saquarema motociclistas. Saquarema sempre foi a terra do surf, como dizia, Maracanã do Surf, meu amigo falecido Maraca, e a gente resolveu introduzir na vida da cidade o motociclismo. Esse motociclismo, hoje, é forte no país inteiro. Há aproximadamente 2 milhões de motocicletas rodando pelo país e essa turma que vem para cá, que acompanha os eventos de motociclistas, são pessoas maravilhosas, e a gente vê todo tipo de pessoa. Você vê um médico, um engenheiro um procurador de justiça, um peão de obra, um carpinteiro, um eletricista, está todo mundo aqui, a gente se mistura, você sente que todo mundo é igual, não tem aquela diferença. A gente sabe que no meio motociclístico existem eventos que são um pouco mais elitizados, mas o nosso não. O nosso mantém a essência há 16 anos, que é a de evento de motociclista para motociclista.”
Um aspecto ressaltado sobre o evento no calendário da cidade é o fato de ser realizado fora de qualquer feriado. “Muita gente gosta de fazer evento no feriado porque aproveita que a cidade está cheia para encher o evento. A gente ao contrário, faz fora de feriado, fora de férias escolares, justamente para encher a cidade , movimentar o comércio, movimentar o turismo e a rede hoteleira e pousadas da cidade. Para ter um ideia, ontem mesmo pessoas procurando pousadas não encontravam mais. Todas lotadas. Só mais afastado do evento, eles conseguiam hospedagem. Então a gente faz isso, trabalha com o comércio e a gente tem as nossas barraquinhas aqui do evento, que não deixa de ser uma festa de rua, mas essas barracas de maneira nenhuma interferem com o comércio em geral da cidade. Ontem, quando eu vinha para cá eram duas da tarde, o Marisco estava cheio de gente almoçando, a Padaria da Ponte estava lotada, até a Casa da Praia, que é famosa pelo Reggae estava cheia de motociclista roqueiro lá almoçando. Então esse é o nosso trabalho, nos alimentarmos com essa essência do motociclismo e trazer para a população da cidade uma atração a mais, porque Rock é Rock, mas a gente tem rock internacional e o rock nacional e aqui a gente toca todas as coisas, tanto do nacional, como do internacional, para todos os gostos. As pessoas adoram. Nunca tivemos, graças a Deus, um problema sério aqui no nosso evento.”, continua Adriano Rebelo.
Apesar da chuva na sexta feira, acredita-se que o evento tenha contado com aproximadamente 8 a 10 mil pessoas circulando em Saquarema. “Então é isso, nosso evento é para todos, não só para motociclistas, mas é claro que ele é de motociclista para motociclista. O 16 Saquá Moto Rock é o nosso evento anual, é a apoteose do trabalho. Nós passamos o ano inteiro trabalhando para realizar esse evento”, conclui.
Saquarema sagra-se, com a realização de mais esse evento, como uma cidade aberta. Mostra que é possível realizar um grande evento, em conjunto com a infraestrutura da cidade e ao mesmo tempo essa não interferência nas suas outras atividades, ou seja, é possível fazer tudo em conjunto e toda a cidade ganhar.
No caso do 16º Motorock, o público foi muito amplo, da própria essência do movimento motociclista essa mistura. Um movimento muito interessante porque, inclusive, agrega em termos de solidariedade social, de grupo. É uma solidariedade agregadora bastante interessante.
O Pecadores Moto Clube, organizador do 16º Saquá Moto Rock, é uma entidade sem fins lucrativos, com CNPJ e título de utilidade pública da prefeitura. “A gente faz campanha de doação. Aqui no evento ninguém paga para entrar, a gente arrecada donativos, alimentos. Entrega para as entidades, principalmente para a igreja distribuir aos necessitados. E a gente faz isso o ano todo. Já fizemos eventos na Pestallozzi, entre outros. Além da festa na cidade a gente também faz esse trabalho de utilidade pública, de doação aos mais necessitados.”, ressalta Adriano Rebelo.
Dentre as atividades sociais do motoclube estão arrecadação de alimentos nos eventos, permitindo a algumas entidades beneficentes participantes angariarem fundos para suas atividades sociais através dessas parcerias; eventos sociais diversos na cidade durante o ano, como o Dia das Crianças, no interior do município. “Fazemos o dia das crianças no dia 12 de outubro, levamos as motocicletas, as crianças andam de moto, levamos presentes, bolo, biscoito, cachorro quente. Levamos brinquedos, pula-pula. Andamos de moto com as crianças, dentro da escola, é muito legal. Já fizemos também o papai noel na Pestallozzi ,e várias arrecadações de alimentos, entregando para a igreja, para doação aos mais necessitados. Essa é a atividade social. E a atividade de turismo que temos é trazer turistas para a cidade, motociclistas ou não e movimentar a economia da cidade através de encher as pousadas, os comércios, restaurantes. Este é o nosso trabalho “, conclui .
O Saquá Moto Rock é uma parceria da Prefeitura Municipal de Saquarema, Secretaria de Turismo e Pecadores Moto Clube. Dias em que a cidade realmente se transforma, também, na capital do Motociclismo e do Rock. Deu para conferir!