Futebol Society tem eliminatórias competitivas na Região dos Lagos. Termina etapa da Copa Rio Fut 5/
Começou na terça-feira, dia 2 de maio, a Copa Rio Fut5 2017, competição de Futebol Society, organizada pela Federação do Estado do Rio de Janeiro de Futebol 5 (RioFut5). As primeiras partidas promovidas pela Liga Região dos Lagos Fut5 foram realizadas em Saquarema. Cada município definiu 2 representantes para a fase intermunicipal da competição e ao longo dessa semana foram definidas todas as informações sobre as etapas nas cidades de Maricá (cidade sede), Niterói, Araruama, São Gonçalo, Iguaba Grande e Paraty. O campeão terá vaga garantida no Carioca 2017.
De acordo com o organizador Lucas Innecco Canelas, é a primeira vez que é trazida a Copa Rio para a Região dos Lagos. “–Eu já tinha um campeonato, que realizava aqui, com vaga para o Carioca direto e a gente ainda não fazia parte da Copa Rio. Recebi esse convite. E como eu tinha esse conhecimento de alguns times, alguns patrocinadores, como a Fanáticos, ajudaram.”
É inexistente na Região dos Lagos a tradição de Futebol Society, Fut5/Fut7, necessitando de mais patrocinadores para essa modalidade esportiva, que tem crescido mundialmente e no Brasil também.“Precisamos de mais ajuda, para levar o esporte a sério aqui. Foi muito bem aceito.”- disse Lucas Innecco.
A principal competição internacional de Futebol 7 é o Mundialito de Seleções, realizado anualmente. Atualmente é jogado em todo o território brasileiro. No Rio de Janeiro, a Liga Society de Niterói e São Gonçalo foi fundada em 2004 e conta com a participação de mais de 5.000 atletas de todo estado, divididos em equipes da Série Ouro, Prata e Bronze, que equivalem a 1ª, 2ª, e 3ª divisão, respectivamente. Outra Liga que se destaca é a Liga Carioca de Futebol 7, que conta com algumas das melhores equipes da capital carioca.
“Aqui na Região dos Lagos o forte é o futebol de campo de 11 e a gente ainda tem poucos campos e times no Futebol 7. A gente quer crescer, porque Futebol 7 hoje em dia é o esporte que mais cresce. Em Niterói começou e hoje em dia a gente tem brasileiro, mundial de Futebol 7. A gente quer trazer isso pra cá, que é importante para o esporte da cidade” – diz Lucas Innecco, convicto.
Os jogos eliminatórios foram todos durante a semana. “O pessoal sai do trabalho e vem direto. Aqui em Araruama o Futebol 7 é mais forte do que em Saquarema. Tem torcida organizada, bandinha, o próprio time traz. O Corta pra 18 costuma trazer. Uma coisa do time, dos parentes, que vem prestigiar. Em Saquarema a gente teve a sorte de conseguir no campo lá da Raia, onde sempre tem bastante gente assistindo. Foi bem legal. Foi bem cheio. Em Iguaba é que é pouco divulgado, tem que trabalhar isso pra divulgar lá. O campo é muito bom, vamos ver”, Lucas Innecco observa em tom sereno.
Concentrado e entusiasmado, o jogador Leonardo Ramos, que participou desde o início da competição, afirma que o campeonato é bem competitivo. “Mata-mata”, diz. “A gente está com a possibilidade boa de vaga para a Copa Rio. Estamos em busca dessa vaga. Só tivemos um jogo agora, foi o Cota contra o Colorado. Jogo difícil, complicado, mas graças a Deus a gente saiu com a vitória. Desse jogo eu participei. Jogamos bem. Sintético (campo/grama) é bem dinâmico, a gente troca, reveza muito, não tem uma base titular, o técnico sempre mudando, substituindo e mexendo bem na equipe.” explicou Leonardo Ramos.
E Lucas prossegue, afirmando “- A gente sabe que no futebol existe rivalidade, aquela gritaria da torcida, mas no final é sempre amistoso, nunca tive confusão aqui. O jogo hoje vai definir os dois representantes de Araruama e esses dois times vão jogar contra os representantes de Iguaba. Depois dessa fase de Araruama contra Iguaba vai ser a fase final em Maricá, contra times de Maricá, Paraty, Niterói. Os dois de hoje vão pegar os dois de Iguaba. Depois desses confrontos, vão para Maricá. Próxima fase será semifinal e final. Continua no intermunicipal. Vai pegar os times de Maricá.”
Após essas etapas, o campeão, além de levar a premiação de R$ 1.000,00, troféu, medalha, ganha vaga para o carioca 2017 de Fut 5 que será realizado em outubro desse ano, em Niterói, com times do estado do Rio todo: “Maricá, Petrópolis, São Gonçalo, Macaé. Muitas etapas até chegar lá...”- diz Lucas Innecco.
A disputa do campeonato seguiu acirrada e empolgante na região, como descrevem jogador e organizador! “E a estrada é longa para definir quem vai ser o campeão carioca de 2017” – lembrou Lucas Innecco.
Em Saquarema, Radicais FC e Unidos FC representarão o município na fase estadual da Copa Rio Fut5 2017. Primeiro confronto será contra equipes de São Gonçalo. A conferir!